segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bom dia

Abrir os olhos
acordar para um novo dia
para novas oportunidades
para mais uma chance de ser feliz.
Sentir a brisa suave
e ter o privilégio de desfrutar
de mais um dia lindo
preparado com carinho;
feito com criatividade
recheado com amor
com todo o amor
Daquele que também me criou
e que sussurra ao meu ouvido
"Bom dia!
Levante e aproveite este céu
estas árvores
este dia
que foi criado para demonstrar o meu amor por você... (Deus)"


domingo, 25 de novembro de 2012

Inexplicavelmente comum

Por mais que eu procure as palavras
eu não as encontro.
Por mais que eu tente achar descrições
não chego nem perto delas.
Por mais que eu tenha tanto a dizer
não tenho voz o suficiente.
É assim que as coisas são!
Pensamentos demais,
sentimentos fortes,
lembranças vivas.
Um mundo inteiro
girando dentro de você,
tentando sair
tentando se expor,
sem saber como.



(Evylin Costa; 29/10/12)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Palavras mudas

Tem tanta poesia em mim
guardada
socada
escondida
abafada
perdida
sem saber sair

Tanto sentimento
sem descrição
sem significado
sem explicação

Tantas palavras
sem rumo
sem pronúncia


Palavras mudas
complicadas
diferentes
sem nenhuma tradução
ou existência

Coisas que vem e vão
que vão e vem
que não fazem sentido
que são regra
e ao mesmo tempo
fazem toda a exceção.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Eu te amo...

      Eu já não sei mais o que fazer. A saudade é grande demais. É tanta, que chega a partir o coração. Me deixa triste, angustiada; e a única coisa na qual eu penso é nele. Ah! Como pode ser tão lindo? Como consegue mexer tanto comigo? Fico triste por estar longe... e só penso, o tempo todo, em ficar perto.
      Eu preciso de você. Como eu jamais pensei que um dia fosse precisar. Eu te amo tanto... tanto! Eu não sabia que um dia chegaria a esse ponto. Eu não te dei valor as várias vezes que estive com você, e só agora, há mais de um ano separados, é que percebo o quanto você é importante pra mim.
      Posso dizer que longe de você eu não me sinto completa. Porque falta alguma coisa, falta a sua presença. Mesmo vendo fotos suas, não consigo me contentar. Preciso estar com você. Preciso te ver, te sentir.
      Nós estamos tão distantes, mas se for preciso eu mudo, apenas para me aproximar. Porque eu já não aguento mais. A saudade está me corroendo por dentro, dilacerando o peito. E eu preciso de você. Não apenas por um dia, mas para sempre. Porque você faz parte da minha vida. Sempre fez, e sempre fará.
      Eu confesso com todas as letras, e repito se necessário: eu te amo mar!


sábado, 22 de setembro de 2012

Espetáculo da Vida

     Assim como a terra minh'alma se encontra. Antes seca, apontando rachaduras, e agora encharcada, derramando das mais diversas sensações. Quantos mistérios há dentro da mente da gente. Quantas milhares de coisas imaginamos, pensamos, criamos vivemos e sentimos com o cair de algumas gotas de chuva. E com milhares delas então?
     As vezes passamos  desatentos por tantas coisas que estão presentes até mesmo dentro de nós mesmos. Não paramos para pensar na vida como ela realmente é. E então perdemos a maior parte do espetáculo.
    Mas estamos tão acostumados a cumprir horários e nos comportarmos de tal forma que agrade tais pessoas, que não paramos no meio do dia simplesmente para olhar o céu. Ou para olharmos as pessoas á nossa volta.

   
     E mais que isso. Saber aproveitar a vida como ela é, independente se você acha que a do outro é melhor. Cada um vive seu próprio espetáculo, e se você esquecer de viver o seu, vai perder a única oportunidade que tem.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Outra bela manhã

     Abrir os olhos pela manhã e ter a oportunidade de observar todas as maravilhas que Deus criou. Sentir a brisa suave; o sol praticamente escondido deixando escapar seus lindos fachos de luz. O silêncio ecoando apenas o canto dos pássaros. O céu, de um azul espetacular.


     E você teve a oportunidade e o privilégio de acordar e observar essas coisas, enquanto muitos não acordam ou olham mas não sabem ver a beleza da vida. Muitas vezes passamos por coisas tão lindas mas, com tanta pressa ou tantas preocupações desnecessárias, não prestamos atenção em cada detalhe da maravilhosa obra de Deus.
     Mas eu te digo, abra os olhos para a vida, para as bençãos e para as maravilhas que estão à sua frente. Nós sabemos que a vida é curta e que todos temos dificuldades; mas depois que fecharmos os olhos para a existência, não teremos mais a chance de desfrutar deste cenário tão lindo.
     Deus te ama, e Ele criou todas essas coisas para você. Aproveite, e agradeça a Ele.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dentro de você...

Um dia comum, mas tanta coisa diferente acontecendo dentro de você. O sol brilhando tão radiante lá fora, e você aí trancado, com uma tempestade dentro de você. Os pássaros cantando lá fora, distribuindo alegria; e você aí sozinho, apenas fabricando lágrimas. A vida passando, e o mundo girando com todas as suas belezas; e você aí, querendo de todas as formas fugir dele. Pessoas com problemas graves e com milhões de motivos para chorar estão sorrindo; e você, com todos os motivos do mundo para sorrir, fica chorando sem nem saber o motivo de tanta tristeza. Pessoas indo trabalhar, estudar ou passear; e você aí, jogado debaixo das cobertas.



Não gosta do trabalho que tem, faz muita coisa forçado, sente vontade de descobrir o mundo mas se sente limitado as pequenas tarefas diárias. Tem tantas vontades e sonhos gigantescos; sabe como ver as pessoas e o mundo com outros olhos. Mas, de repente, se encontra preso com uma dor imensa no peito, da qual não sabe como se livrar. E não há como explicar o que acontece dentro de você; e não há como fazer as pessoas entenderem os motivos de você estar assim. Você simplesmente sabe que a vida que está vivendo não é a certa pra você; e que o mundo em que você cresceu e vive, é muito mais do que apenas trabalho, estudo, serviço e dinheiro... Você apenas não sabe como voltar pra ele.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Chuva II

Alguns veem beleza em pessoas, outros veem beleza em coisas. Uns veem beleza nos animais, outros veem beleza na natureza. E há.
Há beleza nas pessoas, em seus gestos puros, suas atitudes sinceras, seus olhares. Há beleza nas coisas, em quadros, casas, carros, roupas. Há beleza nos animais, coelhos, gatos, cães, girafas, ursos... na forma como agem, como são, como vivem. E há beleza na natureza, no pôr do sol, nas estrelas, nos rios e jardins, nas flores, no alimento que brota da terra.
E não apenas nisso. Há beleza também - pelo menos eu a vejo - na chuva que cai incessantemente durante a tarde; que faz com que as pessoas cheguem molhadas em casa. A chuva que traz consigo a brisa gélida e úmida. Que te faz querer ficar em casa, deitada, assistindo tv ou lendo um bom livro. Aquela chuva que faz o "sair de casa" se tornar uma jornada e uma aventura maior que a dos filmes americanos. A chuva que vem acompanhada de uma neblina tão branca que se torna impossível enxergar.


É exatamente essa chuva, acompanhada de vento, frio e neblina que tanto me fascina. Essa chuva faz eu me sentir melhor, alegre. Faz meus olhos brilharem como o de uma criança ao ganhar um brinquedo novo. E tudo o que eu sei fazer é ficar parada, observando, hipnotizada. Que coisa tão linda!
Apesar de precisar de um número absurdo de roupas e cobertores para me esquentar - além de guarda-chuva para todos os lados - essa chuva faz com que eu me lembre porque gosto tanto do inverno.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Chuva

Se estou exposta a água, assim diretamente
Aperto o passo para chegar logo em casa
Mas se em minhas mãos tenho um guarda-chuva
Ando bem devagarinho a passear
Observando o mundo a se molhar
As pessoas a correr
O vento a esfriar


domingo, 20 de maio de 2012

Bicho humano

O ser humano é o bicho mais mal educado que existe. E quando digo educação, me refiro ao comportamento que as pessoas adotam em relação ao próximo, em relação as leis, aos costumes e, principalmente, em relação ao meio ambiente.
Dizem que os animais não raciocinam; não pensam sobre suas próprias atitudes. Mas e o ser humano, pensa? Muitos lerão e automaticamente responderão: "sim, claro que o ser humano pensa!". Mas refletindo sobre essa pergunta eu acredito que a resposta seja "não".
Hoje estive em um lugar que gosto muito; um parque municipal, que tem por objetivo a preservação da natureza naquele território. Mas eu garanto a vocês que, se vocês visitassem aquele lugar há cinco anos atrás e voltassem hoje, veriam o quanto ele já foi degradado. E o que mais me revolta nisso tudo, e o fato de as pessoas jogarem lixo no chão e na grama, sendo que ao lado, à menos de 2 metros de distância existem duas lixeiras.


Poxa! Eu tenho certeza absoluta que ninguém joga lixo no chão da própria casa. E por quê as pessoas insistem em jogar lixo na rua, na calçada, na NATUREZA? Pessoas brancas, negras, católicas, evangélicas, homens e mulheres. Será que existe mesmo essa necessidade de destruição? Ou será que a necessidade é a de marcar o território, assim como os cachorros fazem, urinando em todos os lugares?
Eu duvido muito que essas pessoas nunca tenham ouvido falar sobre preservação, cuidado e respeito ao meio ambiente. Se é falta de informação, tudo bem; estou aqui neste exato momento ensinando a vocês que não é legal jogar lixo em qualquer lugar. Que é feio, é uma atitude idiota.
Se você ensina uma criança a não jogar lixo na rua, no chão, na natureza, quando ela crescer não vai esquecer o que foi ensinado. Mas o que acontece com os pais, que além de não ensinarem, de passarem os valores corretos, ainda dão o mal exemplo?
Esta é uma crítica ao comportamento do ser humano. Não de todos, mas de muitos. Eu me sinto envergonhada e brava cada vez que vejo alguém jogar lixo onde não deve. Porque as pessoas se dizem tão mais evoluídas que os animais, mas no comportamento provam ser a pior das espécies.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nova manhã

Como é bom abrir os olhos e ver os pequenos raios de sol entrando pela janela, sem precisar nem me movimentar. Embaixo das cobertas, levemente com os olhos abertos, ouvindo o som do dia que já começou. Que dia mais lindo! Espreguiço-me na cama e agradeço a Deus com um sorriso no rosto, por ter feito mais um dia como esse. Agradeço a Ele por ter permitido que eu acordasse neste dia, e que eu pudesse enxergar as belezas e maravilhas que Ele criou.


Levanto-me devagar, olho no espelho e dou bom dia para mim. Tomo um café da manhã saudável e leve, tomo um banho, e já estou pronta para o dia que está diante dos meus olhos. Já estou pronta para um ótimo dia, porque quem faz os dias serem bons ou não, somos nós, com a permissão de Deus.


domingo, 8 de janeiro de 2012

Aqui

Onde está a inspiração?
O motivo que me faz arriscar
entender o quanto sou capaz?
Aquela luz que acende em sua mente
que te faz entender
que te mostra tudo o que não sabe ver?
Onde foi parar minha doce inspiração?
Minha querida motivação?
Porque, de repente, me encontro vazia
como os outros.
Me acomodei
deixei de me esforçar
perdi toda a prática
e cheguei a esquecer quem eu era.
A vida não é só do que dissemos
mas do que fazemos.
Talvez eu não esteja enxergando
eu mesma.
Por isso esqueço até mesmo meus sonhos.
Mas só me falta a prática
só me falta começar outra vez.
Aqui estou eu
sei quem eu sou
só me faltava a coragem
de encarar a mim mesma.

sábado, 7 de janeiro de 2012

15/12/11

Em silêncio passo a observar
o quanto a vida tem mudado
o quanto as coisas estão diferentes.
Como as coisas deixaram de ter importância
como eu me sinto uma estranha
dentro de minha própria vida.
Como acabei me tornando
outra daquelas pessoas sem tempo
que reclamam
quando na verdade
não aproveitam.
A vida está aí.
Pode aproveitar!
A brisa suave tocando-lhe a face
as cores do céu
que tantas vezes não temos tempo
de olhar
tudo acontecendo simultaneamente
tentando mostrar que a vida
é uma só
e tudo a sua volta
é único
são escolhas
são caminhos
oportunidades que não voltam.
Abra os olhos.
Aproveite.
Escolha o certo!