O ser humano é o bicho mais mal educado que existe. E quando digo educação, me refiro ao comportamento que as pessoas adotam em relação ao próximo, em relação as leis, aos costumes e, principalmente, em relação ao meio ambiente.
Dizem que os animais não raciocinam; não pensam sobre suas próprias atitudes. Mas e o ser humano, pensa? Muitos lerão e automaticamente responderão: "sim, claro que o ser humano pensa!". Mas refletindo sobre essa pergunta eu acredito que a resposta seja "não".
Hoje estive em um lugar que gosto muito; um parque municipal, que tem por objetivo a preservação da natureza naquele território. Mas eu garanto a vocês que, se vocês visitassem aquele lugar há cinco anos atrás e voltassem hoje, veriam o quanto ele já foi degradado. E o que mais me revolta nisso tudo, e o fato de as pessoas jogarem lixo no chão e na grama, sendo que ao lado, à menos de 2 metros de distância existem duas lixeiras.
Poxa! Eu tenho certeza absoluta que ninguém joga lixo no chão da própria casa. E por quê as pessoas insistem em jogar lixo na rua, na calçada, na NATUREZA? Pessoas brancas, negras, católicas, evangélicas, homens e mulheres. Será que existe mesmo essa necessidade de destruição? Ou será que a necessidade é a de marcar o território, assim como os cachorros fazem, urinando em todos os lugares?
Eu duvido muito que essas pessoas nunca tenham ouvido falar sobre preservação, cuidado e respeito ao meio ambiente. Se é falta de informação, tudo bem; estou aqui neste exato momento ensinando a vocês que não é legal jogar lixo em qualquer lugar. Que é feio, é uma atitude idiota.
Se você ensina uma criança a não jogar lixo na rua, no chão, na natureza, quando ela crescer não vai esquecer o que foi ensinado. Mas o que acontece com os pais, que além de não ensinarem, de passarem os valores corretos, ainda dão o mal exemplo?
Esta é uma crítica ao comportamento do ser humano. Não de todos, mas de muitos. Eu me sinto envergonhada e brava cada vez que vejo alguém jogar lixo onde não deve. Porque as pessoas se dizem tão mais evoluídas que os animais, mas no comportamento provam ser a pior das espécies.