sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Vida real ou virtual?

      Hoje em dia é quase impossível trabalhar, conversar, estudar, ter nosso tempo de lazer, sem a internet. Felizmente eu disse "quase". Essa rede imensa nos oferece tantas possibilidades, tantas oportunidades, tantas distrações, que nós praticamente esquecemos como era antigamente, quando nós nem sabíamos o que era isso.
      É claro que ela tem o seu lado positivo e, claro que ela amplia o nosso conhecimento e as nossas fronteiras. Mas não podemos simplesmente nos tornar escravos dela. Não podemos nos deixar viciar. Muitas vezes quando estamos em casa, sem internet pensamos "ai meu Deus, não tenho nada pra fazer". Eu mesma já pensei dessa forma, mas não é assim que as coisas funcionam.
      Olhe pela janela, está dia ou noite? Não importa, eu sei que o céu está maravilhoso. Se estiver frio ou calor, também não tem importância. A natureza é bela em todas suas variações.
      Já pensou que você está perdendo muita coisa lá fora enquanto está aí sentado em frente uma tela? Já pensou na quantidade de atividades que você, nós, poderíamos estar fazendo, em vez disso? Poxa, e aqueles livros parados na sua estante? Quando foi a última vez que você os leu? E a biblioteca pública, quando foi a última vez que você a visitou?


      Até mesmo os seus amigos que você conversa todos os dias, ou quase não os vê. Se você tiver a possibilidade vá até eles, em vez de mandar um e-mail ou um sms. A cada dia que passa estamos ficando mais e mais dependentes da internet. E precisamos nos lembrar de que isso não é necessário. Usá-la para pequenas coisas, para algumas pesquisas, coisas importantes e sim, até mesmo passar o tempo. Mas não TODO ele.
      Precisamos ser moderados, e nos lembrar que a vida em si está passando ali fora, e se estivermos aqui atrás de nossos monitores, ou celulares, estaremos perdendo uma parte importante dela. Oportunidades que não voltam, momentos que deixamos ir embora sem antes tê-los aproveitado.
      Pense, e viva.

Imagem: We♥It